segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Plano de Arborização Urbana de Belém.

Em setembro do ano passado falamos sobre a arborização como uma maneira para amenizar o calor nas grandes cidades da Amazônia.
Voltando ao tema, o encarte do jornal O Liberal (Amazônia Viva, ed. Nº 11 - julho/ 2012) publicou uma matéria a respeito. Doze instituições se uniram para implantar o Plano de Arborização Urbana de Belém. Uma dessas instituições é o Embrapa Amazônia Oriental. A engenheira florestal Noemi Vianna, forneceu alguns exemplos de especíes de árvores mais indicadas:

Pequeno Porte
indicadas para ruas de calçadas estreitas


Ipezinho
Pequena e muito ramificada, esta árvore adequa-se a pequenos espaços, podendo ser plantada em bairros sem planejamento urbano, que não comportam espécies de médio e grande porte.


Araçá-boi
É um arbusto com cerca de 3 m de altura, com ramos desde o solo. Nativa da Amazônia, tem função ornamental por apresentar porte baixo e frutos maduros exuberantes.








Médio Porte
Indicadas para estacionamentos, calçadas com mais de 1,20 m de espaço livre para circulação de pedrestres, praças e parques


Cuieira
Originária do Amazonas e Pará, esta árvore é pequena de 9 m de altura. Os frutos são utilizados na fabricação de cuias que servem para beber o tacacá e para instrumentos musicais como o maracá.


Ingazeiro
Essa espécie alcança de 12 a 25 m de altura, em floresta primária e secundária. Os frutos, chamados de ingás, são vagens estreitas de 20 cm de comprimento, contendo muitas sementes envoltas por uma polpa doce comestível.


Flamboyant
A árvore pode atingir até 15 m de altura e 90 cm de diâmetro. Pode ser utilizada na arborização de estacionamentos, parques e avenidas com canteiros centrais.


Pau-preto
De copa ampla e frondosa, pode alcançar até 20 m de altura. O tronco possui casca fina e lisa. Pode ser usada na arborização de praças e jardins devido ao rápido crescimento e floraçao vistosa.


Ipê-rosa
Alcança de 6 a 17 m de altura, com folhas compostas e flores brancas ou rosadas. Essa árvore de regiões frias se adaptou muito no Pará. É usada em paisagismo e no reflorestamento.








Grande Porte
Indicadas para canteiros centrais de avenidas, parques e praças


Mangueira
Essa espécie, que compõe um dos cartões-postais mais famosos de Belém, o "Túnel de Mangueiras", na praça da República, pode atingir até 30 m. Apresenta copa arredondada e simétrica, variando de baixa a densa a ereta e aberta e adquirindo, eventualmente, foma piramidal.


Samaúma
Também conhecida por sumaúma, é uma espécie de crescimento rápido, podendo atingir 45 a 50 m de altura, com diâmetro com 80 a 160 cm. Em Belém, é encontrada em frente à Basílica de Nazaré e ao Hangar Centro de Convenções da Amazônia.


Ipê-amarelo
Espécie de porte alto que alcança posição de dossel superior ou emergente em florestas primárias ou secundárias. A copa é alongada e larga, com folhas compostas, opostas e inflorescência em panículas. Durante a estação seca, a planta fica totalmente despida de folhagem e com floraçao totalmente amarela. Muito usada no paisagismo em geral.

Fonte:Noemi Viana, pesquisadora da Embrapa Amazônia Ambiental
Fotos: http://www.museu-goeldi.br/museuempauta/noticias/agencia_museu_goeldi/11042008/primeira.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ipe-rosa/ipe-rosa-4.php
http://www.viveirodemudas.com/mudas-de-manga.html
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=544014&page=136


Maykon Serrão
Yud Amazônia Socioambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário