segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Mau Hábito de Jogar Lixo na Rua

Quem caminha por Belém nota o quanto a cidade precisa melhorar em relação à limpeza urbana. Não é difícil se deparar com lixo jogado pela calçada, seja em forma de entulho de construção civil, restos de comida, lixo doméstico, entre outras coisas. Não há uma via pública que não haja algo jogado na calçada ou na sarjeta.
Este é um problema que não é exclusividade da cidade. em muitos lugares no Brasil, especialmente nas grandes cidades,também enfrentam este problema. Mas vamos falar especificamente de nossa cidade.
Vários problemas podem surgir quando não cuidamos de nosso lixo da forma correta:

1- Ao jogarmos lixo nas calçadas, fatalmente o acúmulo irá gerar um transtorno quando vier uma chuva forte. Os bueiros entupirão e teremos dificuldade de atravessar a rua, por exemplo. Isso pode até mesmo causar um acidente grave se não tivermos espaço para atravessar.
2- Alguns materiais são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Muitos deles demoram anos para se decompor. Pior quando esses materiais são lançados nos rios, pois eles podem prejudicar também mangues e animais, trazendo prejuízo para os ribeirinhos.
3- Esteticamente, a cidade fica com um aspecto de mal cuidada, tanto pelo poder público como por seus próprios moradores. Fica esta imagem negativa dos visitantes em relação à cidade.
4- O acúmulo de lixo pode atrair pragas, como ratos. Sabemos que essas pragas podem trazer sérios problemas à saúde humana.

Poderíamos enumerar outros problemas neste texto. talvez isso sirva de consolo, mas nem sempre a cidade foi assim. Imagens antigas da praça do Relógio, por exemplo, nos mostram como era Belém antigamente. Virou hábito de uns tempos pra cá jogar lixo na rua, sem que o poder público tomasse uma iniciativa para educar as pessoas (ou mesmo as próprias pessoas se conscientizassem deste mau-hábito). Podemos, então, criar um hábito da maneira inversa: manter a cidade limpa. é uma questão de costume e educação.

Podemos fazer nossa parte. Muitas iniciativas podem ser tomadas por nós, como sociedade civil. Não precisamos esperar pelo Poder Público para fazermos alguma coisa. Temos um poder de transformação que pode influenciar outras pessoas. Só devemos aprender a usá-lo de forma correta.

Maykon Serrão - Yud Amazônia Socioambiental

Crédito da imagem: Maykon Serrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário