quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Arborização: uma maneira para combater o calor nas grandes cidades da Amazônia

Nós que vivemos na Amazônia já estamos habituados às altas temperaturas e à alta umidade. Nas grandes cidades, o calor parece ser ainda mais forte. Calor este resultado das chamadas “ilhas de calor”, designação para a quantidade de ar quente presente em maior concentração nos centros da cidade, resultantes da substituição do uso de materiais naturais por casas, prédios, viadutos, avenidas e ruas asfaltadas, aliadas a maior concentração de poluição nesses centros urbanos e maior irradiação e absorção de calor nestes materiais.
Combatemos o calor de diversas maneiras, pelo menos aquelas que estão ao nosso alcance: água de coco, água normal e a sombra de uma árvore. No entanto, muitas das vezes é inevitável fugir deste calor.
Quem mora em Belém tem a sorte de contar com a sombra das mangueiras centenárias que amenizam a temperatura no centro da cidade. Quem visita Belém fica encantado com o túnel formado por essas árvores.
Infelizmente, não são todos os lugares na cidade que tem esse privilégio. Basta sair um pouco do centro e verificar que em bairros como Guamá, Terra Firme, Marambaia e Sacramenta quase não se vê árvores plantadas nas vias públicas. A arborização feita na cidade já conta com mais de um século, nos tempos do intendente Antônio Lemos. A cidade cresceu e a arborização não acompanhou o ritmo.
Uma pesquisa divulgada pelo IBGE, em 25 de maio de 2012, aponta as duas maiores cidades da Amazônia, Manaus e Belém, entre as menos arborizadas em um universo de 15 municípios com mais de um milhão de habitantes. Enquanto que Manaus apresenta o percentual de 25,1%, a capital paraense apresenta o índice de 22,4% no entorno dos domicílios com alguma árvore ao redor.
Segundo o encarte do jornal O Liberal chamado “Amazônia Viva”, de julho de 2012 (Um plano verde para Belém, p. 47), doze instituições se uniram para elaborar e implantar o Plano de Arborização Urbana de Belém. Este plano quer garantir a preservação e o manejo sustentável das arvores da cidade e expandir suas áreas verdes.
Ainda segundo a matéria, a arborização de uma cidade influencia diretamente na vida da população, embora muitas pessoas não se deem conta disso, devido a correria do dia-a-dia.
O principal benefício que logo será notado por todos é o conforto térmico. Essas árvores irão amenizar o calor desta cidade marcada por altas temperaturas o ano inteiro. Enquanto este plano não é colocado em prática, o jeito é se virar mesmo com o que temos.
E na sua cidade? Você acha que a arborização na sua cidade é satisfatória? Mande sua opinião para nós!

Maykon Serrão
Yud Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário