sábado, 6 de outubro de 2012

Domingo de Cidadania em Belém: Limpa Brasil – Let’s do it!

Praça da República: local de encontro de muitos belenenses aos domingos pela manhã. É comum ver famílias reunidas, comprando artesanato, plantas, antiguidades, ouvindo música ou simplesmente caminhando pelo túnel de mangueiras.
Algumas dessas famílias que frequentam o espaço escolheram fazer uma programação diferente.Uma movimentação não muito comum tomou conta da praça centenária neste último domingo, 30/ 09. Ela foi “invadida” por várias pessoas usando camisas amarelas com os dizeres “Eu sou catador”. A praça foi um dos pontos de entrega de material reciclável colhido por voluntários do movimento “Limpa Brasil – Let’s do it!”, pela primeira vez na capital paraense. Um momento para mostrar o quanto queremos um mundo sustentável.
Outros locais da cidade, como o Ver-o-peso e a praça Batista campos, também contaram com essa iniciativa. O grupo da praça da República saiu da agencia do Banco do Brasil, na avenida Presidente Vargas, no Centro. De lá, dividiram-se em três frentes: Presidente Vargas, Assis de Vasconcelos e Frei Gil, coletando materiais como plástico, papel, papelão, garrafas PET.
No total foram 21 pontos de entrega de materiais, de pontos que iam de Mosqueiro á Cidade Velha.
Para acompanhar o movimento aqui em Belém, contamos com a presença de Tião Santos, Figura emblemática quando se trata de reciclagem e sustentabilidade. Ele ficou conhecido nacional e internacionalmente após protagonizar o filme “Lixo Extraordinário”, ao lado do artista plástico Vik Muniz e que concorreu ao Oscar 2011
de melhor documentário. Desde então viaja pelo Brasil e pelo mundo ministrando palestras, suas experiências no Jardim Gramacho e nos mostra o quanto podemos fazer a diferença.
Segundo o site do Limpa Brasil, foram recolhidas 10 toneladas de materiais recicláveis nesta ação que contou com 12 mil voluntários, em Belém.
O movimento contou com o apoio de várias parceiros, entre o Poder Público e a
iniciativa privada. A YUD AMAZÔNIA SOCIOAMBIENTAL esteve presente, com voluntários de escola pública, universidades, entre outros.
Ao final do dia houve um show aberto ao público (o chamado Show Limpo) no Portal da Amazônia, com a presença de Tony Garrido, Chico César o Arraial do Pavulagem.
Estamos ansiosos para a próxima edição do evento em nossa cidade. quem sabe ele não se estenda para outras cidades paraenses e em toda a Amazônia. Com ou sem o movimento, devemos fazer nossa parte a cada dia.





Maykon Serrão.
Yud Amazônia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário